A Trip Into The Future

by Monteiro Lobato

Treatment

 

Na agitada Los Angeles de 2018, Monteiro Lobato – que nasceu no Brasil, em 1882 – desembarca, graças ao Porviroscópio, máquina que ele criou e construiu para viajar no tempo, há 90 anos atrás.

 

No Hotel Montecito Inn, reencontra bastante modificado o cenário norte-americano que conhecera muitos anos antes, quando de suas tentativas de estabelecer negócios para publicação de seus livros nos Estados Unidos.

A Califórnia de 2018 o surpreende em muitos aspectos, mas nada tanto como automóveis elétricos, que andam sem precisar de nem uma gota de gasolina, como o Tesla da jornalista que empenhada pelo seu editor, o introduz à nova America no seu carro que guia sozinho, quando o apanha na fantástica rede de cafés americana. Não só sabem esses americanos como inovar, mas também se comunicar: telefones celulares e computadores de bolso, facilitados pela Internet, rede de comunicação mundial; televisão digital, com nitidez assombrosa, videoconferências... e toda a sorte de opções em bares, restaurantes, fast food e outras conveniências impensáveis, décadas atrás. O que o faz concluir que está diante de uma extraordinária oportunidade de oferecer a si mesmo “um novo começo” e de se tornar (enfim) “um homem do mundo”.  continua

Captura de ecrã 2018-11-25, às 12.42.32.